SOBRE

O projeto de extensão “Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade” (Clipac) é uma ação do PET Conexões Gestão Política-Pedagógica criada com a intenção de democratizar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras para estudantes de escolas públicas e consequentemente proporcionar o estímulo do desenvolvimento profissional, o acesso ao ensino técnico e superior e de pós-graduação, diante do cenário do ensino público, que pouco tem contribuído para a inserção e disseminação do ensino de línguas estrangeiras nas escolas.

Objetivos
     Proporcionar conhecimento básico de línguas estrangeiras aos estudantes;
     O desenvolvimento da habilidade de leitura de textos, escrita e compreensão;
     Democratizar o acesso a cursos de ensino de línguas;
     Ajudar no desenvolvimento profissional, ingresso em cursos de pós-graduação e intercâmbio.

Como funciona o projeto?

Para ministrar as aulas foram convidados profissionais da área, com experiência no ensino de línguas estrangeiras, dispostos a desenvolver trabalho voluntário. As aulas ocorreram em 01 (um) único dia por semana (com três horas de duração) ou em 02 (dois) dias por semana (uma hora e trinta minutos cada dia). Cada semestre letivo cursado em turmas regulares equivale a 45 (quarenta e cinco) horas-aula. Cada uma das turmas dos cursos de línguas estrangeiras (espanhol, inglês, francês e alemão) será composta por 20 alunos, não se limitando apenas aos discentes da universidade. Atualmente, devido as medidas sanitárias da pandemia do Covid-19, o curso está funcionando integralmente de maneira remota.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Promover uma maior inclusão social de estudantes oriundos de comunidades populares e em situação de vulnerabilidade social, a fim de contribuir para construção de uma sociedade mais igualitária e democrática, onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Durante as matrículas dos cursos serão aplicados questionários socioeconômicos aos alunos com o objetivo de traçar o perfil dos participantes do projeto. Dessa forma, serão observadas as reais necessidades dos alunos e a partir disso, serão implantadas continuamente novas ideias e metodologias de ensino adaptadas à essas necessidades. Por fim, ao final de cada semestre será aplicado a todos os envolvidos (professores e alunos concluintes) um questionário de perguntas referentes a organização geral do projeto como  forma  avaliação final. Esses dados serão utilizados na produção de trabalhos científicos destinados a eventos (encontros, congressos, seminários…) promovidos pelo PET nas esferas estadual, regional e nacional. E também serviram para divulgação e promoção das atividades do grupo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA SOBRE O INÍCIO DAS AULAS DO CLIPAC 2020.1

1ª LISTA DE CONVOCAÇÃO DAS TURMAS DO CLIPAC 2021.1

MODIFICAÇÃO DE CALENDÁRIO DE SELEÇÃO 2018.2