SOBRE

O projeto de extensão “Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade” (Clipac) é uma ação do PET Conexões Gestão Política-Pedagógica criada com a intenção de democratizar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras para estudantes de escolas públicas e consequentemente proporcionar o estímulo do desenvolvimento profissional, o acesso ao ensino técnico e superior e de pós-graduação, diante do cenário do ensino público, que pouco tem contribuído para a inserção e disseminação do ensino de línguas estrangeiras nas escolas.

Objetivos
     Proporcionar conhecimento básico de línguas estrangeiras aos estudantes;
     O desenvolvimento da habilidade de leitura de textos, escrita e compreensão;
     Democratizar o acesso a cursos de ensino de línguas;
     Ajudar no desenvolvimento profissional, ingresso em cursos de pós-graduação e intercâmbio.

Como funciona o projeto?

Para ministrar as aulas foram convidados profissionais da área, com experiência no ensino de línguas estrangeiras, dispostos a desenvolver trabalho voluntário. As aulas ocorreram em 01 (um) único dia por semana (com três horas de duração) ou em 02 (dois) dias por semana (uma hora e trinta minutos cada dia). Cada semestre letivo cursado em turmas regulares equivale a 45 (quarenta e cinco) horas-aula. Cada uma das turmas dos cursos de línguas estrangeiras (espanhol, inglês, francês e alemão) será composta por 20 alunos, não se limitando apenas aos discentes da universidade. Atualmente, devido as medidas sanitárias da pandemia do Covid-19, o curso está funcionando integralmente de maneira remota.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Promover uma maior inclusão social de estudantes oriundos de comunidades populares e em situação de vulnerabilidade social, a fim de contribuir para construção de uma sociedade mais igualitária e democrática, onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Durante as matrículas dos cursos serão aplicados questionários socioeconômicos aos alunos com o objetivo de traçar o perfil dos participantes do projeto. Dessa forma, serão observadas as reais necessidades dos alunos e a partir disso, serão implantadas continuamente novas ideias e metodologias de ensino adaptadas à essas necessidades. Por fim, ao final de cada semestre será aplicado a todos os envolvidos (professores e alunos concluintes) um questionário de perguntas referentes a organização geral do projeto como  forma  avaliação final. Esses dados serão utilizados na produção de trabalhos científicos destinados a eventos (encontros, congressos, seminários…) promovidos pelo PET nas esferas estadual, regional e nacional. E também serviram para divulgação e promoção das atividades do grupo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1ª LISTA DE CONVOCAÇÃO DAS TURMAS DO CLIPAC 2021.1

1ª LISTA DE CONVOCAÇÃO DAS TURMAS DE INGLÊS,FRANCÊS, ALEMÃO E ESPANHOL (A1.1) - 2019.1